DÚVIDAS FREQUENTES – INQUILINOS
PAGAMENTO
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O boleto bancário não chegou, o que devo fazer?
Entre no site da imobiliária, e na área do cliente você vai ter acesso a segunda via.
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Posso efetuar o pagamento na imobiliária?
Não. Para sua conveniência e para a segurança de todos, os pagamentos são feitos obrigatoriamente na rede bancária.
CONTRATOS E LEGISLAÇÃO
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Quais são as despesas de responsabilidade do inquilino e do proprietário?
Em geral, o inquilino é responsável pelo pagamento do aluguel mensal e todas as taxas relativas ao imóvel (IPTU, água, energia, consumo de gás, taxa de marinha, tarifa de coleta de lixo, etc.), a não ser que o contrato estabeleça algo diferente. São despesas do proprietário o fundo de reserva e os rateios e chamadas de capital de condomínio.
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Como é reajustado o aluguel?
O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice estabelecido em contrato. Quando o contrato termina, uma nova negociação deve ser feita, a preço de mercado.
MANUTENÇÃO DO IMÓVEL
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Meu imóvel está com problema, o que devo fazer?
Se o problema for decorrente do uso do imóvel, você deve providenciar a manutenção. Se for um problema do imóvel anterior à sua ocupação, entre em contato com a imobiliária e relate por escrito o problema, para que possamos providenciar a solução.
DESOCUPAÇÃO
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Como aviso a desocupação?
No Site da imobiliária Aluguel Lajeado o inquilino tem a opção de enviar o aviso prévio, preencha as informações e envie o formulário
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O que devo fazer para desocupar o imóvel?
Siga os passos da Rotina de Desocupação.
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Devo pintar o imóvel antes de desocupá-lo?
Se o imóvel foi locado com pintura nova, é responsabilidade do inquilino devolvê-lo nas mesmas condições.
DÚVIDAS FREQUENTES – LOCADOR
RECEBIMENTO DE ALUGUEL
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Quando receberei o aluguel?
A Aluguel Lajeado repassa ao proprietário o valor líquido até dia 15. No caso de aluguel com garantia, 7 dias úteis após a data de vencimento estabelecida no contrato de locação, independentemente de o inquilino ter pago o aluguel ou não.
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Como é feito o pagamento do aluguel?
A Aluguel Lajeado faz o pagamento através de depósito em conta corrente. Para a segurança de todos não fazemos pagamentos em dinheiro.
CONTRATOS E LEGISLAÇÃO
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Qual o prazo do contrato de locação?
Para contratos residenciais, é de 30 meses. Para locação comercial, pode ser negociado entre as partes.
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Como é reajustado o aluguel?
O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice oficial de inflação estabelecido em contrato. Não são permitidos reajustes pelo dólar, salário mínimo ou outros indexadores não oficiais.
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Quem é responsável pela manutenção do imóvel?
O inquilino é responsável pelo conserto de danos que causar no imóvel. O proprietário é responsável pela manutenção estrutural do imóvel, como infiltrações por exemplo. Todos os imóveis são segurados contra incêndio e vendaval.
INADIMPLENTES
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O que acontece quando o inquilino deixa de pagar o aluguel?
Se o aluguel é GARANTIDO, o proprietário do imóvel continua recebendo o aluguel e a Aluguel Lajeado se responsabilizará pelo despejo e cobrança. Se o aluguel não é garantido, faremos a cobrança judicial e despejo, mas o proprietário só receberá o aluguel depois da execução do locatário ou do fiador.
PASSO A PASSO DO NOSSO TRABALHO
LOCAÇÃO
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Em conjunto com o proprietário estabelecemos o valor de mercado para alugar o imóvel.
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O imóvel é fotografado e divulgado em nosso site e diversos canais na internet. Milhares de consultas e visualizações ocorrem em nosso site mensalmente.
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A divulgação também é feita por anúncios nos jornais locais, Internet, google adwords, remarketing, placas no imóvel, portais de imóveis (Viva Real, Zap Imóveis, ImovelWeb. Chave-Fácil, OLX, VivaLocal, GaiaWeb, Link Lar ), facebook, outdoors e outros.
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É colocada placa de divulgação no próprio imóvel.
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Controlamos a visitação ao imóvel pelos interessados.
ANÁLISE DE CADASTRO E CONTRATOS
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O interessado deve apresentar ficha cadastral e comprovar capacidade de pagamento do aluguel
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Exigimos uma modalidade de garantia do contrato, que pode ser: fiador ou seguro-fiança.
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Consultamos SPC, Serasa e protestos de inquilinos e fiadores.
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Uma vez aprovado o cadastro, é assinado contrato de locação, elaborado pela nossa assessoria jurídica.
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É feita vistoria do imóvel, para garantir que será devolvido na mesma condição.
DURANTE O CONTRATO
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Cobrança de aluguel e taxas através de rede bancária.
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Repasse do aluguel ao proprietário através da rede bancária, com emissão de extrato demonstrativo por e-mail.
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Serviço de cobrança extrajudicial e judicial de inadimplentes.
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Assessoria jurídica gratuita para cobrança e ações de despejo.
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Acompanhamento de manutenção do imóvel.
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Mensalmente acompanhamos o imóvel para recontratar seguros, reajustar o aluguel, renovar os contratos.
NA DESOCUPAÇÃO
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Um profissional especializado realiza vistoria final do imóvel, para garantir que seja devolvido nas condições em que foi locado.
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É realizada conferência de pagamento de todas as taxas.
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O imóvel é novamente disponibilizado para locação.