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DÚVIDAS FREQUENTES – INQUILINOS
PAGAMENTO
  • O boleto bancário não chegou, o que devo fazer?

    Entre no site da imobiliária, e na área do cliente você vai ter acesso a segunda via.

  • Posso efetuar o pagamento na imobiliária?

    Não. Para sua conveniência e para a segurança de todos, os pagamentos são feitos obrigatoriamente na rede bancária.

CONTRATOS E LEGISLAÇÃO
  • Quais são as despesas de responsabilidade do inquilino e do proprietário?

    Em geral, o inquilino é responsável pelo pagamento do aluguel mensal e todas as taxas relativas ao imóvel (IPTU, água, energia, consumo de gás, taxa de marinha, tarifa de coleta de lixo, etc.), a não ser que o contrato estabeleça algo diferente. São despesas do proprietário o fundo de reserva e os rateios e chamadas de capital de condomínio.

  • Como é reajustado o aluguel?

    O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice estabelecido em contrato. Quando o contrato termina, uma nova negociação deve ser feita, a preço de mercado.

MANUTENÇÃO DO IMÓVEL
  • Meu imóvel está com problema, o que devo fazer?

    Se o problema for decorrente do uso do imóvel, você deve providenciar a manutenção. Se for um problema do imóvel anterior à sua ocupação, entre em contato com a imobiliária e relate por escrito o problema, para que possamos providenciar a solução.

DESOCUPAÇÃO
  • Como aviso a desocupação?

    No Site da imobiliária Aluguel Lajeado o inquilino tem a opção de enviar o aviso prévio, preencha as informações e envie o formulário

  • O que devo fazer para desocupar o imóvel?

    Siga os passos da Rotina de Desocupação.

  • Devo pintar o imóvel antes de desocupá-lo?

    Se o imóvel foi locado com pintura nova, é responsabilidade do inquilino devolvê-lo nas mesmas condições.

DÚVIDAS FREQUENTES – LOCADOR
RECEBIMENTO DE ALUGUEL
  • Quando receberei o aluguel?

    A Aluguel Lajeado repassa ao proprietário o valor líquido até dia 15. No caso de aluguel com garantia, 7 dias úteis após a data de vencimento estabelecida no contrato de locação, independentemente de o inquilino ter pago o aluguel ou não.

  • Como é feito o pagamento do aluguel?

    A Aluguel Lajeado faz o pagamento através de depósito em conta corrente. Para a segurança de todos não fazemos pagamentos em dinheiro.

CONTRATOS E LEGISLAÇÃO
  • Qual o prazo do contrato de locação?

    Para contratos residenciais, é de 30 meses. Para locação comercial, pode ser negociado entre as partes.

  • Como é reajustado o aluguel?

    O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice oficial de inflação estabelecido em contrato. Não são permitidos reajustes pelo dólar, salário mínimo ou outros indexadores não oficiais.

  • Quem é responsável pela manutenção do imóvel?

    O inquilino é responsável pelo conserto de danos que causar no imóvel. O proprietário é responsável pela manutenção estrutural do imóvel, como infiltrações por exemplo. Todos os imóveis são segurados contra incêndio e vendaval.

INADIMPLENTES
  • O que acontece quando o inquilino deixa de pagar o aluguel?

    Se o aluguel é GARANTIDO, o proprietário do imóvel continua recebendo o aluguel e a Aluguel Lajeado se responsabilizará pelo despejo e cobrança. Se o aluguel não é garantido, faremos a cobrança judicial e despejo, mas o proprietário só receberá o aluguel depois da execução do locatário ou do fiador.

PASSO A PASSO DO NOSSO TRABALHO

LOCAÇÃO
Quando um imóvel é ofertado para locação, começa nosso trabalho:
  1. Em conjunto com o proprietário estabelecemos o valor de mercado para alugar o imóvel.

  2. O imóvel é fotografado e divulgado em nosso site e diversos canais na internet. Milhares de consultas e visualizações ocorrem em nosso site mensalmente.

  3. A divulgação também é feita por anúncios nos jornais locais, Internet, google adwords, remarketing, placas no imóvel, portais de imóveis (Viva Real, Zap Imóveis, ImovelWeb. Chave-Fácil, OLX, VivaLocal, GaiaWeb, Link Lar ), facebook, outdoors e outros.

  4. É colocada placa de divulgação no próprio imóvel.

  5. Controlamos a visitação ao imóvel pelos interessados.

ANÁLISE DE CADASTRO E CONTRATOS
Quando temos um interessado no imóvel, passamos para a etapa de análise rigorosa de cadastro e contratação:
  1. O interessado deve apresentar ficha cadastral e comprovar capacidade de pagamento do aluguel

  2. Exigimos uma modalidade de garantia do contrato, que pode ser: fiador ou seguro-fiança.

  3. Consultamos SPC, Serasa e protestos de inquilinos e fiadores.

  4. Uma vez aprovado o cadastro, é assinado contrato de locação, elaborado pela nossa assessoria jurídica.

  5. É feita vistoria do imóvel, para garantir que será devolvido na mesma condição.

DURANTE O CONTRATO
Durante todo o período de locação, nosso serviço compreende:
  1. Cobrança de aluguel e taxas através de rede bancária.

  2. Repasse do aluguel ao proprietário através da rede bancária, com emissão de extrato demonstrativo por e-mail.

  3. Serviço de cobrança extrajudicial e judicial de inadimplentes.

  4. Assessoria jurídica gratuita para cobrança e ações de despejo.

  5. Acompanhamento de manutenção do imóvel.

  6. Mensalmente acompanhamos o imóvel para recontratar seguros, reajustar o aluguel, renovar os contratos.

NA DESOCUPAÇÃO
Quando o inquilino devolve o imóvel também trabalhamos:
  1. Um profissional especializado realiza vistoria final do imóvel, para garantir que seja devolvido nas condições em que foi locado.

  2. É realizada conferência de pagamento de todas as taxas.

  3. O imóvel é novamente disponibilizado para locação.

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